sábado, 2 de maio de 2009

4º Encontro: Dia de festa!




Cada vez que me desafio a escrever sobre o que vivenciamos nas oficinas do Gestar II, sinto a importância de desenvolver a capacidade auto-reflexiva, fundamental no sentido de se constituir como ferramenta para o meu aperfeiçoamento profissional a partir da identificação concreta de limites e possibilidades.
Sinto, felizmente, que estamos avançando em muitos aspectos. Os cursistas têm sido grandes parceiros dessa aventura por acreditarem no Gestar II como um programa que possibilita a troca de múltiplos pontos de vista, o fortalecimento das experiências e, sobretudo, permite visibilidade necessárias das nossas práticas educativas na área de linguagem.
Essa oficina foi sobre leitura e processo de escrita ( TP4 ), falamos inicialmente sobre a necessidade de cultivar o hábito da leitura e sobre a nossa responsabilidade na formação de leitores competentes. Estabelecemos várias respostas à pergunta: Por que meu aluno não lê? Lemos o texto da página 147, uma discussão maravilhosa foi levantada e juntamente com ela possibilidade e sugestões para mudar o quadro atual vivenciado pela maioria deles. Destacamos questões como: O que é ler? Para que ler? Como ler? Debatemos a respeito de várias concepções de leitura e em uníssono priorizamos uma concepção sóciocognitivo-interacional, chegamos à conclusão que ler não é apenas extrair informações, decodificando palavra por palavra, mas é uma atividade que implica estratégias de seleção, antecipação, inferências e verificação.
Depois de realizarmos bem sucedidas atividades, tivemos ótimos momentos de descontração. A oficina aconteceu dia 30 de abril, meu aniversário. Fui surpreendida com excelentes demonstrações de carinho, respeito e honra. Quero agradecer a todos os cursistas por terem tornado aquele encontro uma festa. Obrigada pelas muitas palavras de elogio e pelo incentivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário