quarta-feira, 11 de março de 2009

Petrolina dá o pontapé inicial



No livro “ A roda e o registro, uma parceria entre professor, alunos e conhecimento”, a autora Cecília Warschuer fala de algo aparentemente simples quando diz que registrar é deixar marcas, mas essencialmente marcas que traduzem vida, que traduzem experiências. Nós que fazemos parte do grupo de formadores do Gestar2 da cidade de Petrolina temos sido marcados de experiências maravilhosas que promoveram a construção e a elaboração de novos conhecimentos, implicando melhorias efetivas na nossa vida profissional.

Desde o dia 10 de fevereiro, estamos nos reunindo para planejar as ações para a execução do gestar em Petrolina. Pensamos na realização de um seminário de abertura,estudamos as formas de fazê-lo acontecer e no dia 19 de fevereiro aconteceu o seminário de lançamento do Gestar, foi um sucesso. Os professores de língua portuguesa foram extremamente receptivos, a chefe da UDE da G.R.E. Petrolina ( Isva ) fez a exposição do programa e foi muito feliz na sua fala como também na organização do seminário. Os formadores se apresentaram com muita autonomia, demonstrando nos seus discursos a importância do Gestar na formação do professor e o principal objetivo de oferecer possibilidades de construção de autonomia pedagógica no exercício da prática docente.

Esse resultado nos deixou animados e dispostos a enfrentar alguns dos desafios colocados pela tarefa que nos foi proposta: Contribuir para a formação de professores, o que, com certeza, tem impulsionado também o nosso desenvolvimento profissional.

Na semana subseqüente voltamos a nos reunir para planejar as oficinas e o nosso primeiro encontro com o professor, nosso cursista. Estudamos o TP 3, lemos e relemos as unidades 9 e 10, debatemos formas de organização do nosso encontro,concordamos,descordamos... Mas sempre considerando que a formação continuada oferece ao professor possibilidades concretas de ampliar conhecimentos, rever o que sabe e o que ainda necessita conhecer,para aprofundar seus estudos teóricos e aperfeiçoar sua prática. Firmados nessa consciência preparamos tudo da melhor forma possível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário