domingo, 15 de março de 2009

O primeiro encontro


Depois de algumas semanas de preparo nos deparamos com a situação tão esperada, estávamos agora como formadores (de fato) diante da nossa turma de cursistas. Esse foi um momento singular ,a prática educacional comporta momentos bem singulares,que caracterizam fundamentalmente a profissão docente.São essas zonas e momentos de incerteza,espaços e tempos de ação docente real que precisam ser considerados na nossa formação.Em situações iguais as que vivemos nesse encontro o professor realmente reflete sua prática,toma decisões,baseado em sua formação e em seu conhecimento da prática.

Durante o trabalho ,procuramos construir formas de ação que considerassem não apenas o acúmulo de novos conhecimento e seu eventual acréscimo à bagagem do professor,mas antes de tudo que promovessem a discussão,a reflexão e a troca de experiências.

Iniciamos a oficina lendo “A moça tecelã” e aplicando a dinâmica do barbante (a troca foi muito enriquecedora). Partimos para o estudo do TP3 , especialmente as unidades 9 e 10, optamos por aprofundar nosso conhecimento sobre gêneros textuais. Aplicamos a dinâmica dos envelopes da linguagem; a socialização dessa atividade foi fantástica , conversamos sobre competência metagenérica ,hibridização, intergênero, multimodalidade... Levantamos a velha e sempre nova questão do ensino de gêneros em sala de aula, esse ensino deve ter como objetivo promover o desenvolvimento das competências sociocomunicativas dos alunos,e que se deve trabalhar gêneros textuais com a mesma intenção com que se trabalham os códigos lingüísticos :ampliar as habilidades de comunicação dos usuários da língua.

Durante toda a oficina ,os cursistas fizeram observações pertinentes e bastante construtivas. Fizemos questão de defender no nosso encontro a idéia de que o profissional deve refletir sobre suas ações dentro e fora da sala de aula. Assim é necessário que ele não reproduza apenas o que sabe,mas tenha criatividade para formar opiniões diversas a sua pratica de ensino,construída a partir de reflexão.

2 comentários:

  1. Minha amiga, estou felicíssima com seu trabalho. Parabéns! Seus textos estão excelentes, "gostosos de ler". Nossa! É como se eu tivesse ouvindo vc falando.Seu blog está lindo.
    Que Deus a abençoe e a conserve essa pessoa maravilhosa, amiga e inteligente. Se antes eu já tinha orgulho de ser sua amiga, imagina agora...
    Bjks e sucesso sempre.
    Prazeres Lima

    ResponderExcluir
  2. Olá Vilani

    Como leitora assídua do seu Blog posso dizer que ele não é mais um. É prazeroso lê-lo. Pela linguagem técnica e conteúdo,mas pricipalmente porq muitos usam uma técnica, se o artigo tem mais de duas folhas deixam-no de lado, lerão quando aparecer aquele tempo extra. Esse tempinho pode nunca aparecer.
    Sucesso!!!
    PARABÉNS!!!
    bjos,
    Tânia Rabelo

    ResponderExcluir