sábado, 21 de março de 2009

Segundo encontro: fantástico



Certa feita, o poeta chileno Pablo Neruda disse a seguinte frase: “ Escrever é fácil: você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final.” Apesar de ser uma grande brincadeira, acho que para ele não era mesmo difícil escrever. Mas, para mim, especialmente nesse momento, não tem sido fácil. Tornou-se complicado relatar o segundo encontro ( 2ª oficina ) do Gestar 2, pela grandeza das experiências vividas. Difícil é a expressão exata nesse momento, mas posso dizer que foi fantástico!

Conseguimos superar algumas dificuldades da oficina anterior ( questão de espaço, número de cursista para formador, recursos áudios visuais... ), avançamos muito nas discussões sobre gêneros e tipos de textos, ficamos lisonjeados com a maneira como os cursistas têm se mostrado: interessados, curiosos e dispostos a aprender. Muitos deles confessaram que durante a oficina conseguiram se despojar de velhos conceitos e abraçaram as novidades teóricas para o enriquecimento das suas práticas.

Iniciamos nossa oficina com um texto de Rubem Alves “ Gaiolas e asas “, a leitura e a reflexão desse texto deu muito “ pano pra manga”. Depois de uma discussão quase que interminável, fizemos uma dinâmica de produção e classificação dos tipos textuais; Socializamos as produções e partimos para um estudo teórico sobre os tipos textuais, tomando como base a visão de Marcuschi, Traváglia, Koch e outros. Estudamos as seções pertencentes as unidades 11 e 12 do TP3. Os cursistas puderam a partir da base teórica planejar e escolher a atividade ( avançando na prática ) que será aplicada em sala.

Em suma, senti-me realizada por ver mais uma vez a receptividade dos professores e perceber que apesar de estarem há anos em sala de aula, eles não se fecharam para a aprendizagem, mostraram-se humildes e disponíveis para inovar.


3 comentários:

  1. Excelente texto! Fez a transposição da oficina de maneira clara e objetiva. Parabéns minha amiga!
    BJks,
    Prazeres Lima

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho! Que bom que podemos contribuir para ressignificar práticas tão cristalizadas do cotiano escolar. A sua sensibilidade e o seu conhecimento farão com que suas oficinas sejam sempre produtivas. Registro que a sua mediação faz a diferença na condução dos trabalhos: agrega, discute, reflete e, sobretudo, indica novos caminhos. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. KKKKKKKKKKKK!!! Gestar2 sou eu Isabel Cristina

    ResponderExcluir